A Maior Bronca. Você faz parte dos 5%?

A cada semestre, diante de raras bagunças, em sala de aula, exibo como 'bomba' de efeito moral o PowerPoint, "A Maior Bronca". E ali me coloco na condição de professor daqueles slides, adaptando-o à minha realidade de professor de Antropologia Cultural, Sociologia Aplicada...etc.

Já vi esta mensagem ser mencionada em aulas da saudades, e os alunos relembrando quando exibi e a lição que ficou. Cada turma sempre lembra de minha disposição  para exibir esta mensagem, mediante o 'mau comportamento' de alguns em sala.  Todos querem ficar na estatística da mensagem... Até alguns colegas professores já pediram para expor.

Logo, cada turma muda sua maneira de agir. O comportamento, o clima dentro da sala de aula muda. Estamos no meio de um semestre (2013), e nem passei ainda. Será que as turmas estão melhores? Será que eles estão colaborando? Para mim, tem sido gratificante. Mas creio que após a lida deste post (que divulguei no Facebook e Twitter) irei passar nas salas deste semestre. Tenho o meu real motivo...

Aqui segue a história adaptada:


'DEPOIS de tentar, educadamente, por várias vezes, conseguir a atenção dos alunos para a aula, certo professor universitário disse: "Desde que comecei a lecionar, e isso já faz muitos anos, descobri que, de cada cem alunos apenas cinco fazem realmente alguma diferença no futuro. Apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil. O interessante é que esta porcentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção notarão que, de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença. De cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; de cem conhecidos, quando muito, cinco são verdadeiros amigos, fraternos e de absoluta confiança. E podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais. É uma pena não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora. Assim, então, teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranquilo, sabendo ter investido nos melhores. Mas, infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto. Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção e vamos à aula de hoje". O silêncio se instalou na sala e o nível de atenção foi total. 
Se você deseja pertencer ao grupo dos que realmente fazem a diferença, procure ser especial em tudo o que faz. Desde um simples bilhete que escreve, às coisas mais importantes, faça com excelência. Não importa o que você faz, mas como faz. Seja alguém que faz a diferença. Alguém que com sua ação torna a vida das pessoas melhores'.
(Desconheço o autor).

Comentários

Películas populares

Um Natal de renascença de amor

O valor dado ao abraço

"Eu sou o que sou!"